quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Política / Poder / Propaganda

Do dominar e explorar a essência está em o burro fazer crer que a sua burrice é inteligência.

Gugu Keller

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Retrospectiva 2015

Injustiça, violência, corrupção, mentira, hipocrisia, dor & desesperança.

Gugu Keller

domingo, 27 de dezembro de 2015

sábado, 26 de dezembro de 2015

Viva Chico Buarque!

O Brasil tem sido a terra dos "fanaticamente democratas desde que ninguém deles discorde".

Gugu Keller

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Troca de Presentes

Natal: em homenagem ao supremo líder espiritual, uma entre guloseimas ode ao material.

Gugu Keller

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Aparências

Enquanto a saúde pública no Rio de Janeiro está na situação que temos visto nos telejornais, ou seja, uma crise sem precedentes, eis entregue à população o novíssimo e magnífico museu futurista, de custo decerto igualmente sem precedentes, que, com sua concepção arquitetônica revolucionária, há de encher de orgulho a próspera e acolhedora sede dos próximos jogos olímpicos, a nossa tão querida cidade maravilhosa! Fantástico, não? Em tempo, algumas pessoas, os telejornais mostraram, estão morrendo nas filas sem atendimento, mas, conforme convincentemente explicaram as autoridades competentes a respeito interpeladas, esse é um problema pontual e todas as providências já estão sendo tomadas.
 
Gugu Keller

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Língua em Chamas

Além de muito triste, sobretudo porque uma pessoa nele perdeu a vida, vi o incêndio de ontem no Museu da Língua Portuguesa como algo extremamente simbólico, uma vez que coincide com o fim da fase de transição para as novas normas gramaticais impostas pela para mim desastrosa reforma de 2009. Sim. Ao menos na visão deste humilde amante da língua portuguesa, este dito "acordo ortográfico" que nos foi indigestamente enfiado goela abaixo é, qual o fogo, algo não menos do que catastrófico, uma iniciativa absolutamente infeliz, inoportuna e semeadora da confusão, que, tanto quanto o incêndio de ontem, lamento profundamente. Esdrúxulo, estapafúrdio e completo absurdo. Por isso, aos poucos que lêem meus parcos escritos, adianto, assim, aqui que, mesmo na humildade de minha posição de iniciante no ofício da escrita, não pretendo curvar-me a esta para mim verdadeira sabotagem. Não. Mesmo sabendo que doravante estarei oficialmente escrevendo errado, pretendo, na modéstia de meu simples trabalho, manter-me em dissidência no que tange a este autêntico e abusivo acinte. Quem sabe, se outros fizerem como eu, as autoridades competentes  possam um dia se dar conta da enorme lambança que operaram e ter a lucidez de retroceder contra tamanho retrocesso.
 
Gugu Keller    

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Dândis Revoltados

Assim como quem me conhece, quem lê meu blog sabe sou fã da banda gaúcha Engenheiros do Hawaii, liderada por Humberto Gessinger, hoje em carreira solo. Vejam só esse verso da música "A Revolta dos Dândis II", lançada em 1987, no álbum "A Revolta dos Dândis", cujo conceito foi inspirado no livro "O Homem Revoltado", do pensador/escritor franco-argelino Albert Cammus (1913-1960), por quem sou não menos apaixonado...
 
Esquerda e direita
Direitos e deveres
Os três patetas
Os três poderes
 
Atual, não?
 
"A Revolta dos Dândis"... Fico pensando... Não será este nosso momento político atual, com essa coisa de pedido de impeachment de uma presidenta oriunda de um partido originalmente de esquerda, um claro sinal de que, sim, entre nós os dândis andam mesmo muito revoltados...?
 
Gugu Keller

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

sábado, 12 de dezembro de 2015

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Guantanamera

À prática da tortura, tão comum mundo afora desde sempre e ainda hoje, não se costuma, por óbvias questões relativas à incomensurável hipocrisia humana, associar o seu elemento mais essencial, qual seja, o sadismo. Prefere-se, assim, de um modo geral se o consente, concessiva e pedagogicamente perpetrá-la apenas nos justíssimos casos de ser em nome da lei. Ou de deus.
 
Gugu Keller

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Words & Power

"Não" é das palavras a mais revolucionária. "Amém", a mais reacionária.

Gugu Keller

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

35 Anos

Lá se vão 35 anos desde a morte de John Lennon. Eu só tinha 15 então, mas como me lembro bem daquele momento tão tristemente histórico, mais terrível, tendo a crer, pelo como do que pelo quê... Ouvi há pouco, homenageando-o, "Working Class Hero", a minha favorita das suas canções pós-Beatles. Incrível como continua atual! Fica aqui então, nesta melancólica data, este humilde registro. Strawberry Fields Forever!
 
Gugu Keller

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

sábado, 5 de dezembro de 2015

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Enganosa

A lei proíbe que a propaganda minta. Os anunciantes, que diga a verdade.

Gugu Keller

terça-feira, 1 de dezembro de 2015