domingo, 10 de fevereiro de 2013

Perfeição 2013

O carnaval sempre me faz pensar no verso de Renato Russo, e creio que, neste momento, em que a festa vem tão próxima aos acontecimentos do Rio Grande do Sul, parece, vinte anos após o lançamento da canção, que ele nunca foi tão atual. Então, refletindo sobre o que ela diz na seqüência, tive a idéia de apurar a quantidade de pessoas que o trânsito mata no Brasil a cada ano. Para quem não sabe, o número - arredondado para baixo! - é de 40.000! Fazendo, a seguir, algumas contas bem básicas, temos que, a cada dois dias e meio, 60 horas, o número de mortos da boate Kiss é facilmente superado! Ou seja, é como se, nestas duas semanas passadas desde a tragédia, ela já tivesse, através do trânsito, acontecido outras seis vezes! E aí, resta-me perguntar... Isso também não é resultado de irresponsabilidades e omissões da mesma natureza das que levaram ao ocorrido em Santa Maria? Mas, no que se refere às autoridades que são por nós tão bem pagas - somos o país com a maior carga tributária do mundo! - para tomar providências minimamente eficazes, quem se importa afinal? Quando, ao contrário do que ocorreu naquele terrível incêndio, a coisa é diluída pelo fato de ocorrer simultaneamente em diversos lugares e situações, não tem o mesmo impacto, não é verdade? Não causa a mesma comoção! É um absurdo muito mais, digamos, assimilável, digerível, quase normal! Não provoca passeatas, missas ecumênicas ou panelaços! Então, como cantava o grande Renato Russo, pelas vítimas daquela tragédia, pelas das outras seis da mesma proporção que nestas duas semanas já ocorreram no trânsito e pelas tantas outras que nele a cada dois dias e meio em números a igualarão, "vamos comemorar como idiotas"! Aliás, qual será a quantidade de pessoas mortas no Brasil anualmente em homicídios e latrocínos?
 
Gugu Keller

3 comentários:

  1. Concordo com você. Quantos morrem todos os dias por falta de atendimento médico, por que o SAMU não chegou, por que o médico não estava de plantão, por que o hospital não estava equipado? E tantos outros porquês. E nos acostumamos a dizer que só se morre no dia.
    E se morre muitos por causa do chamado jeitinho brasileiro, por incompetência, por falta de responsabilidade, por omissão, por corrupção...

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo. E são tantos os problemas, é tanta coisa que não funciona nesse país...Estatísticas que se abatem sobre a população, e que equivalem a uma boate Kiss, ou a uma bomba de Hiroshima! Sabia que ainda há muita gente que morre de fome? Isso é tão básico, que quase é inacreditável!

    ResponderExcluir
  3. exatamente, a musica se encaixa perfeitamente, é todo mundo festejando como se nada acontecesse, e indignado quando acontece um incêndio que chama mais atenção do que as inúmeras mortes de transito e falta de atendimento medico,a ignorância é uma benção.

    ResponderExcluir