segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Distritão?

Em tempos de reformas políticas que, como todos bem sabemos, muito provavelmente "mudarão" o sistema eleitoral para que de algum modo ele seja ainda mais o que já é, permito-me deixar aqui minha opinião relativa àquilo que considero minimamente justo... Em sendo, e para quem não sabe eu o esclareço, o parlamento a instituição onde funciona esta nossa democracia de representação, parece-me que o mais coerente seria que cada parlamentar eleito participasse de cada votação no plenário com o número de votos que obteve do eleitorado. Assim, exemplificando, se deputado se elegeu com 1.000.000 de votos, então o voto dele vale 1.000.000, ao passo que o daquele que se elegeu com 50.000 votos valerá 50.000 e assim por diante. Porque não me parece justo que o voto de dois parlamentares tenham o mesmo peso se um recebeu o dobro, ou o décuplo, ou o cêntuplo de votos que recebeu o outro. De quebra, essa sistema, além de muito mais justo em relação ao eleitorado, que, em tese, há de estar lá representado por aquele a quem elegeu, daria cabo definitivo dessas discussões absurdas acerca de votos para a legenda, em que candidatos que são literalmente rejeitados pela opinião pública acabam se elegendo "de carona" com outros, em regra para tanto escolhidos a dedo, apenas porque são do mesmo partido. Mas é claro que sou realista, de modo que duvido que, mesmo que alguma dessas autoridades envolvidas na questão chegue a ler estas linhas, esta minha idéia tenha uma mínima chance de vingar.
 
Gugu Keller

Nenhum comentário:

Postar um comentário