quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Reeleição

Não tem nada a ver com a Dilma, mas é que hoje, assistindo a alguns trechos de sua posse como presidenta reeleita, fiquei pensando... Como todos bem sabemos, a constituição de 1988 em princípio vedava a reeleição, o que foi alterado durante o governo FHC para a possibilidade de uma, e apenas uma, reeleição, como foi então o seu caso, o de Lula a seguir, e, agora, o dela. Pois bem. Tenho dificuldade em entender o porquê disso. Por que essa limitação? "Democracia" não significa "vontade do povo"? Então, se o povo, através da manifestação da sua maioria entender que determinado presidente da república faz um trabalho maravilhoso e deve permanecer no cargo por vários mandatos, por que essa vontade não pode ser levada a cabo? O engraçado é que, várias vezes o ouço, os críticos da reeleição afirmam que ela é uma ameaça à democracia...! Repito então a pergunta: "Democracia não é a vontade do povo"? Afirmam ainda, por outro lado, que o candidato à reeleição poderia tirar vantagem da máquina estatal que tem em mãos como já titular do cargo. Ora, se esse então é o motivo de tal proibição, além de soar como um claro menosprezo à capacidade de discernimento do eleitor, ele não deveria sequer poder indicar um sucessor, como tanto ocorre, sob pena de estarmos diante, como tanto ocorre, de uma tão flagrante quanto aviltante contradição...! Ou será que estou falando besteira? De modo que, modestamente, registro aqui esta minha opinião... Deixando novamente bem claro que isso não tem nada a ver com de quem se trate, simplesmente não consigo entender que num regime intitulado de "democracia", ou seja, "vontade do povo", a reeleição de um presidente, e justamente a pretexto de se a aviltar, à democracia, não possa ser algo livre, ilimitado, decidido, nos moldes da democracia, apenas e tão somente pela vontade do povo, de quem, aliás, como diz a velha frase, todo poder emana e em cujo nome ele é exercido.
 
Gugu Keller 

2 comentários:

  1. Gugu, uma boa reflexão. Acho que a velha frase com a qual termina seu post, está longe de se tornar realmente verdadeira. Feliz 2015, beijo.

    ResponderExcluir
  2. A "vontade do povo" é muito distinta, daí vem, então, as críticas. Eu, particularmente, sou a favor da reeleição se esta, como você disse, for a "vontade do povo", mas sou contra um mesmo partido ficar mais de 8 anos no poder.

    ResponderExcluir